12 de abril 2021
por Personal Trainer ElectroStudioPodemos combiná-los de uma forma saudável?
O jejum intermitente, que pode envolver, desde o jejum de 12 horas até à privação de comida alguns dias por semana, tem como objetivo restringir o consumo de alimentos durante períodos específicos. Consiste em não ingerir alimentos durante os períodos de “jejum” e comer normalmente durante outros momentos do dia, sem abdicar das ocasiões de “festa”.
O resultado, segundo alguns devotos desta dieta, é uma perda de peso impressionante. Esses mesmos devotos afirmam que esta forma de alimentação intermitente pode ajudar a regular o açúcar no sangue, prevenir o diabetes, diminuir o risco de doenças cardíacas e retardar o processo de envelhecimento.
No entanto, quando está a treinar, o seu corpo usa principalmente glicogénio e hidratos de carbono armazenados como fonte energética para alimentar o exercício. Por sua vez, se a sua dieta for restritiva ao ponto de esgotar as reservas de glicogénio o corpo irá encontrar outras fontes de energia como a gordura, mas também a proteína presente na sua massa muscular.
Portanto, embora possa perder mais gordura ao combinar jejum intermitente e exercícios, também pode perder mais músculo.
Assim sendo, para que seja seguro e saudável, deve ter alguns cuidados na forma como combina esta dieta e o exercício físico:
Atenção, pois num esforço para evitar a fome, o seu corpo adapta-se ao número de calorias que lhe dá.
Portanto, se faz cortes drásticos na ingestão de calorias com frequência, o seu corpo acabará por se ajustar queimando menos calorias por dia para garantir que tenha energia suficiente para ficar de pé, saudável e a respirar.
No ElectroStudio, vamos criar um treino personalizado para potenciar o seu treino e melhorar as suas capacidades de acordo com o seu objectivo.
Encontre um estúdio perto de si
ElectroStudio Almada
ElectroStudio Saldanha
ElectroStudio Telheiras